Ao termos uma imagem invertida dos pressupostos mais básicos, encontramos novas abordagens para os problemas. Apesar de não ser uma técnica que dê uma resposta definitiva, ajuda a chegar lá. Imagine que vai deixar de prestar um bom serviço aos clientes. O que acontecerá? Deixará de ter necessidade de empregar pessoal tão qualificado, terá menos custos de formação do pessoal, as rupturas de stocks deixarão de ser relevantes e não terá necessidade de personalizar o correio para os clientes. Irá certamente reduzir os seus custos, porém, os clientes também exigirão preços muito mais baixos. A estratégia de redução progressiva dos euros era exposta a uma redução da qualidade do serviço fez algum sucesso em diversas empresas.
Exercício proposto: Como reduzir custos num hotel de luxo, sem perder qualidade nos serviçõs?
MEDIDAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS
Medidas a nível Ambiental: ÁGUA -Autoclismo com reguladores de intensidade
-Torneiras com sensores
Medidas a nível Energético: Luz- Lâmpadas de baixo consumo (halogéneo);
Desligar sempre os aparelhos das fichas;
Uso de computadores portáteis;
Adquirir um sistema de painéis foto-voltaicos domésticos;
Bom isolamento térmico;
Sensores de movimento
Medidas para material de Escritório:
Papel- Uso de e-mails;
Facturações electrónicas;
Digitalização de documentos importantes;
Impressão a preto e branco;
Uso de papel de menor qualidade;
Impressão dos dois lados (documentos não oficiais);
Cartuchos- Recarregamentos de cartuchos;
Reciclagem de cartuchos;
Medidas para Funcionários:
Redução do ordenado base, aplicando prémios por objectivos;
Multifacetar as capacidades dos funcionários;
Pedro Conde nº 8914
Joana Dias nº 8444
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